Carta de S.Inácio de Antioquia aos Efésios

Inácio, chamado Teóforo, saúda a ditosa igreja que está em Éfeso da Ásia, abençoada com a grandeza na plenitude de Deus Pai, predestinada antes dos séculos a estar para sempre numa glória duradoura e imutável, unida de forma inabalável e eleita na paixão verdadeira, segundo a vontade do Pai e de Jesus Cristo, o nosso Deus, grandiosa em Jesus Cristo numa alegria imaculada.

I

1. Tendo acolhido em Deus o teu Nome muito estimado, que adquiristes pela natureza justa da fé e caridade em Jesus Cristo, o nosso salvador, sendo “imitadores de Deus”, reanimados no sangue de Deus completastes na perfeição a obra que vos é natural. 2. Ao ouvir dizer que estava preso vindo da Síria por causa do Nome comum e esperança, ao esperar pela vossa oração conseguir lutar com animais selvagens em Roma, a fim de que através disto possa ser discípulo, apressastes-vos a ver-me. 3. Então recebi toda a vossa comunidade, em Nome de Deus, em Onésimo, dotado de indescritível caridade, e vosso bispo segundo a carne. Rogo para que o ameis segundo Jesus Cristo e em tudo sejais semelhantes a ele. Bendito o que vos deu a graça de serdes considerados dignos de tal bispo.

II

1.Em relação a Burrus servo como eu, vosso diácono por vontade de Deus e abençoado em tudo, peço que continue comigo para vossa reverência e do vosso bispo. Também Crocos, que, digno de Deus e de vós, recebi como uma prova da vossa caridade, me ajudou em tudo. Assim possa o Pai de Jesus Cristo ajudá-lo, e também a Onésimo, Burrus, Euplos e Fontos, nos quais vos vi segundo a caridade. 2. Que eu possa alegrar-me convosco em tudo, se disso for digno. Convém portanto que glorifiquem Jesus Cristo, que vos glorificou, de modo que unidos pela mesma obediência, submetidos ao bispo e aos presbíteros, possais ser santificados em tudo.

III

1. Não vos dou ordens como sendo alguém importante. Embora tenha sido unido ao Nome, ainda não fui feito perfeito em Jesus Cristo. Agora começo a ser discípulo e falo-vos como a condiscípulos. Era necessário que eu fosse ungido por vós na fé, advertência, perseverança, paciência. 2. Mas porque a caridade não me permite manter silêncio acerca de vós, apressei-me a exortar-vos, a que caminheis com o pensamento de Deus. E também Jesus Cristo, nossa vida inseparável, é o pensamento do Pai, como também os bispos, estabelecidos até aos confins da Terra, estão no pensamento de Jesus Cristo.

IV

1. De onde convém-vos caminhar com o pensamento do bispo, o que aliás fazeis. O vosso justo presbitério digno de Deus, está deste modo adaptado ao bispo, como as cordas à cítara. Por isto na vossa concórdia e caridade harmoniosa Jesus Cristo é cantado. 2. E vós, cada um, tornai-vos o coro, para que sendo harmoniosos em concordância, tomando o tom cromático na unidade de Deus, vós canteis em uníssono ao Pai através de Jesus Cristo, para que tanto vos ouça como entenda que sois membros do filho dele através daquelas coisas que fazeis bem. É vantajoso que estejais em irrepreensível unidade, para que também participeis sempre de Deus.

V

1.Se eu em pouco tempo fiquei tão próximo do vosso Bispo, não de maneira humana mas espiritual, quanto mais vos felicito a vós que estais unidos a ele como a Igreja a Jesus Cristo e como Jesus Cristo ao Pai, para que tudo esteja em sintonia na unidade. 2. Que ninguém se afaste. Se alguém não estiver dentro do santuário, fica privado do pão de Deus. Se a oração de um e dois possui tal força, quanto mais então a do bispo e de toda a Igreja. 3. Aquele que não vai à reunião mostra o seu orgulho e julga-se a si mesmo, pois está escrito: “Deus resiste aos orgulhosos”. Tenhamos cuidado em não resistir ao bispo, para que pela nossa submissão sejamos entregues a Deus.

VI

1.E quanto mais alguém vê o bispo em silêncio, mais o respeite. Pois devemos receber quem o senhor da casa envia para cuidar da casa, de tal forma que é necessário tratá-lo como ao que o envia. Portanto devemos ver o bispo como o próprio Senhor. 2.De facto, o próprio Onésimo louva a vossa boa conduta em Deus, pois todos viveis segundo a verdade e não existe nenhuma heresia entre vós. Antes, não prestais ouvidos a ninguém que fale com verdade sobre Jesus Cristo.

VII

1.Há alguns que levam consigo o Nome mas, com astúcia maliciosa, fazem coisas indignas de Deus. É necessário evitá-los como a animais selvagens. São cães raivosos que atacam de surpresa. Deveis estar atentos porque as feridas que provocam são difíceis de curar. 2.Existe um só médico, carnal e espiritual, gerado e não gerado, Deus em homem, vida verdadeira na morte, de Maria e de Deus, primeiro passível e depois impassível, Nosso Senhor Jesus Cristo.

VIII

1.Que ninguém vos engane, como na verdade não estais enganados, sendo totalmente de Deus. Sempre que não exista nenhuma intriga entre vós que consiga atormentar-vos, é sinal que viveis segundo Deus. Sou a vossa vítima e ofereço-me por vós Efésios, igreja célebre para sempre. 2.Os que são da carne não podem fazer coisas espirituais, nem os do espírito fazer coisas carnais. Assim como a fé não pode fazer coisas da incredulidade, nem a incredulidade fazer coisas da fé. Mas mesmo estas coisas que fazeis segundo a carne, são espirituais, pois as praticais em Jesus Cristo.

IX

1.Vim a saber que passaram alguns por vós levando uma doutrina perniciosa. Não permitistes que se espalhasse entre vós, tapando os ouvidos para não receberem o que eles semeavam. Sendo pedras do templo do Pai, preparadas para a construção de Deus Pai, elevadas às alturas pela alavanca de Jesus Cristo, que é a cruz, usando o Espírito Santo como corda. A vossa fé é o que vos eleva e a caridade o caminho que vos conduz lá acima, até Deus. 2.Portanto todos sois companheiros de caminho, portadores de Deus, do templo, de Cristo, de santidade, segundo os mandamentos de Jesus Cristo. Alegro-me por ter sido digno de vos escrever estas coisas e regozijo-me porque segundo a Vida dos homens não amais mais nada senão a Deus.

X

1.Rezai sem cessar pelos outros homens, que têm a esperança de se converterem, para que encontrem Deus. Permiti-lhes que sejam instruídos ao menos pelas vossas obras. 2.Sede mansos perante a sua ira, humildes perante o seu orgulho, orai perante as suas blasfémias, sede gentis perante a sua agressividade, não procurando imitá-los. 3.Procuremos ser seus irmãos por bondade, esforçando-nos para sermos imitadores do Senhor. Alguém foi mais injustiçado? Alguém foi mais despojado? Alguém foi mais desprezado? Para que não seja encontrada nenhuma erva do diabo entre vós, mas pela pureza e temperança permaneçais em Jesus Cristo, na carne e no espírito.

XI

1.São os últimos tempos. Envergonhemo-nos no tempo que sobra, temamos a longanimidade de Deus, para que não se torne para nós condenação. Ou temamos a ira que há de vir, ou amemos a graça presente. Uma ou outra. Encontremo-nos apenas em Cristo Jesus para a verdadeira vida. 2. Que nada tenha de valor para vós, à excepção d’Ele, no Qual carrego as pérolas espirituais. Com elas, quem me dera que eu ressuscitasse, pela vossa oração, de que gostaria de fazer sempre parte, para que me encontrasse na presença dos cristãos de Éfeso, que também em todo o lado se uniram aos apóstolos na força de Jesus Cristo.

XII

1.Eu sei quem sou e a quem escrevo. Eu sou um condenado, vós fostes objecto de misericórdia; eu estou sob perigo, vós estais seguros. 2.Vós sois o caminho dos que são levados até junto de Deus, iniciados nos mistérios com Paulo, o santificado, que recebeu testemunho, e que é digno de ser chamado bem-aventurado, de quem oxalá me encontrasse no encalço quando me encontrar com Deus, e que em cada carta se recorda de vós em Cristo Jesus.

XIII

1.Empenhai-vos em reunir mais frequentemente para dar graças e glória a Deus. Quando reunis frequentemente, o poder de satanás é diminuído e a sua destruição é desfeita pela unidade da vossa fé. 2.Não há nada melhor do que a paz, que destrói todas as guerras na terra e no céu.

XIV

1. Nada disto permanece escondido de vós, se tiverdes a fé e o amor para com Jesus Cristo, que são o início e o fim da vida. O início da vida é a fé e o fim é o amor. Estas duas coisas, existindo como uma na unidade, são Deus, e todas as outras coisas que conduzem à perfeição se lhes seguem. 2. Nenhum homem que professe a fé peca e o que possui o amor não odeia. A árvore manifesta-se a partir do seu fruto. Assim, os que professam que são de Cristo serão conhecidos pelas acções que praticaram. Agora a necessidade não passa pela profissão, mas de ser encontrado na força da fé até ao fim.

XV

1.É melhor estar calado e ser do que aquele que falar não ser. É bom ensinar se aquele que fala agir em conformidade. Existe um único professor, aquele que disse e se fez. E aquelas coisas que fez em silêncio são dignas do Pai. 2.Aquele que possui a palavra de Jesus é verdadeiramente capaz de ouvir até o seu próprio silêncio, de forma a que possa ser perfeito, para que pratique por meio das coisas que diz e seja reconhecido por meio do silêncio. 3.Nada passa despercebido ao Senhor, mesmo os nossos segredos estão perto dele. Façamos, então, todas as coisas como sendo daquele que habita em nós, para que sejamos templos dele e ele próprio habite em nós como nosso Deus, que de facto é, coisa que se manifestará diante dos nossos rostos com toda a justiça o amamos.

XVI

1. Não vos enganeis, meus irmãos. Os que destroem as casas, não herdarão o reino de Deus. 2. Se, então, os que fazem estas coisas segundo a carne morrem, quanto mais aquele que corromper a fé de Deus, pela qual Jesus Cristo foi crucificado, com doutrina perniciosa? Aquele que se torna de tal forma impuro, irá para o fogo inextinguível e, do mesmo modo, também o que o escutar.

XVII

1.Por causa disto, o Senhor recebeu a unção na sua cabeça, para que enviasse o sopro da incorruptibilidade à Igreja. Não sejais ungidos com o mau odor da doutrina do príncipe deste mundo, para que ele não vos leve cativos e vos roube o resto das vossas vidas. 2. Mas por que razão não somos todos prudentes/ sábios, tendo recebido o conhecimento de Deus, que é Jesus Cristo? Por que razão morremos insensatamente, desconhecendo o dom que o Senhor nos enviou com verdade?

XVIII

1. O meu espírito é uma vítima para a cruz, que é escândalo para os que não acreditam, mas salvação para nós e vida eterna. Onde está o sábio? Onde o contestador? Onde está o motivo de vanglória dos que são chamados/ considerados inteligentes? 2. Na verdade, o nosso Deus, Jesus Cristo, foi concebido por Maria segundo a economia de Deus, a partir da semente de David, mas pelo Espírito Santo. Nasceu e foi baptizado, para que purificasse a água pela Sua paixão.

XIX

1. E a virgindade de Maria passou despercebida ao príncipe deste mundo, como passou também o seu filho e a morte do Senhor: três mistérios dignos de clamor, que foram feitos por Deus no silêncio. 2. Como foram, então, mostrados ao mundo? Uma estrela no céu brilhou acima de todas as outras estrelas e a sua luz era indescritível e a sua novidade causou espanto. E todas as restantes estrelas, juntamente com o sol e a lua, se tornaram um coro para esta estrela, cuja luz ofuscava todas as outras. E havia perplexidade acerca de onde vinha esta novidade que era diferente dos outros astros. 3. Daí que toda a magia tenha sido desfeita e a prisão do mal tenha desaparecido. A ignorância foi destruída e o reino antigo aniquilado, tendo-se Deus manifestado com forma humana para a novidade da vida eterna. E começou a realizar-se o que fora preparado por Deus. Desde então, todas as coisas se agitaram porque a destruição da morte estava preparada.

XX

1. Se Jesus Cristo me achar digno na vossa oração e se for essa a Sua vontade, no segundo livro que estou prestes a escrever-vos, dar-vos-ei ainda a conhecer economia que comecei a escrever a respeito do homem novo, Jesus Cristo, na Sua fé e no Seu amor, no Seu sofrimento e na ressurreição. 2. Fá-lo-ei especialmente se o Senhor me revelar que vos reunis todos em comum, e cada um em particular, na graça que vem do Seu Nome, numa só fé em Jesus Cristo, que é da descendência de David segundo a carne, filho do homem e de Deus, para que vós obedeceis ao bispo e ao presbítero com um pensamento unido, partindo um só pão, que é o remédio da imortalidade, o antídoto do não morrer que nos livra da morte, mas que nos faz viver em Jesus Cristo para sempre.

XXI

1. Sou o vosso resgate, por vós e pelos que me enviaste a Esmirna, para a honra de Deus, razão também por que vos escrevo, dando graças por vós ao Senhor, amando Policarpo como também a vós. Lembrai-vos de mim, como também Jesus Cristo se lembra de vós. 2. Rezai pela Igreja na Síria, de onde sou conduzido a Roma em cadeias, pois sou o último dos fiéis de lá, precisamente quando fui considerado digno de dar a conhecer a honra de Deus. Ide em Deus Pai e em Jesus Cristo, a nossa esperança comum.