Carta de Santo Inácio de Antioquia aos Romanos

Saudação

Inácio, também chamado Teóforo, àquela que recebeu misericórdia na magnificência do Pai Altíssimo e de Jesus Cristo, seu único filho, a Igreja amada e iluminada na vontade de quem quis todas as coisas que existem, na fé e na caridade de Jesus Cristo nosso Deus, que preside na terra de Roma, digna de Deus, de veneração, de louvor, de sucesso, de candura, que preside à caridade, que carrega a lei de Cristo e o nome do Pai. Àqueles que estão unidos na carne e no espírito a todo mandamento seu, cheios da graça de Deus de forma firme e livres de toda mancha, desejo uma alegria pura em Jesus Cristo nosso Deus.

Acorrentado a Jesus Cristo

1. Depois de haver rezado a Deus, pude ver os vossos santos rostos e obter mais do que havia pedido. Acorrentado a Jesus Cristo, espero saudar-vos, se for da vontade de Deus que eu seja digno até o fim. O início é fácil de se cumprir, mas gostaria de conseguir minha herança sem obstáculos. Porém temo que o vosso amor me seja nocivo. Para vós é fácil fazer o que quereis, para mim é difícil chegar a Deus se não me pouparem.

O altar está pronto

2. Não quero que sejais estimados pelos homens, mas por Deus, como sois queridos. Não terei outra ocasião como esta para chegar a Deus, nem vós, mesmo calando-vos, teríeis como aderir a uma obra maior. Se vos calastes por mim, tornar-me-ei de Deus; se amais minha carne, de novo estarei a correr. Não me possais fazer nada melhor que deixar-me ser imolado a Deus, até quando estiver pronto o altar, para cantar unidos em coro na caridade ao Pai em Jesus Cristo, porque Deus julgou dignou que o bispo da Síria tenha se encontrado aqui, vindo do Oriente ao Ocidente. É bom desaparecer do mundo para o Senhor e nele ressurgir.

O cristianismo odiado pelo mundo

3. Não destes nunca posse a ninguém, ensinastes aos outros. Desejo que permaneça firme o que houvestes ensinado. Por mim, pedis somente a força interior e exterior para que não só fale, mas também deseje, a fim de que não apenas me diga cristão, mas que o seja de fato. Se o sou, poderia também ser chamado e então ser fiel quando não aparecer ao mundo. Nada do que é visível é bom. Nosso Senhor Jesus Cristo, estando no Pai, se manifesta de modo melhor. O cristianismo não é obra de persuasão, mas de grandeza, quando é odiado pelo mundo.

Sou o trigo de Deus

4. Escrevo a todas as igrejas e anuncio a todos que morro livremente por Deus, se vós não me impedirdes. Rogo-vos que não tenhais por mim uma benevolência inoportuna. Deixais que eu seja alimento das feras pelas quais me é possível chegar a Deus. Sou trigo de Deus e triturado pelos dentes das feras para me tornar pão puro de Cristo. Antes, acaricieis as feras para que se tornem minha tumba e nada deixem do meu corpo, e eu morto não seja pesado a ninguém. Então serei verdadeiramente discípulo de Jesus Cristo, quando o mundo não vir o meu corpo. Rogai ao Senhor por mim para que com aqueles meios eu seja vítima para Deus. Não vos dou ordens, como Pedro e Paulo. Eles eram apóstolos, eu um condenado; eles eram livres, eu até agora sou escravo. Mas se sofro estarei apoiado em Jesus Cristo e ressuscitarei livre nele. Agora acorrentado, aprendo a não desejar nada.

Alcançar Cristo

5. Da Síria a Roma combato com as feras, na terra e no mar, de noite e de dia, unido a dez leopardos, o destacamento dos soldados. Os beneficiados tornam-se piores. Por causa de sua maldade eu aprendo mais, “mas não por isso sou justificado”. Pudesse eu chegar às feras que me estão preparadas, rezo para que aconteça logo. Eu as treinarei para que me devorem rápido e não aconteça, como para alguns, que atemorizadas não os tocaram. Se receosas não quiserem, eu as obrigarei. Perdoem-me, sei o que me convém. Agora começo a ser um discípulo. Nada de visível e de invisível tenha inveja porque eu alcanço Jesus Cristo. O fogo, a cruz, as feras, as retalhações, os esquartejamentos, as luxações dos ossos, as mutilações dos membros, a trituração de todo o corpo, os perversos tormentos do diabo venham sobre mim, porque quero somente encontrar Jesus Cristo.

Imitar a paixão de Cristo

6. De nada me valeriam as ilusões do mundo e todos os reinos deste século. É melhor para mim morrer por Jesus Cristo que reinar até os confins da terra. Busco Aquele que morreu por nós; quero Aquele que ressurgiu por nós. O meu renascer está próximo. Perdoai-vos, irmãos, não impeçais que eu viva, não queirais que eu morra. Não abandoneis ao mundo nem deixeis seduzir com a matéria quem quer ser de Deus. Deixai que eu receba a pura luz, pois chegando lá serei homem. Deixai que eu seja imitador da paixão do meu Deus. Se alguém o possui em si, compreenda o quanto desejo e compadeça-se de mim, conhecendo o que me angustia.

O amor crucificado

7. O príncipe deste mundo quer arruinar e destruir o meu propósito em relação a Deus. Nenhum de vós aqui presentes o auxilie. Estai antes do meu lado, isto é, de Deus. Não faleis de Jesus Cristo enquanto desejais o mundo. Não haja em vós ciúmes. Mesmo se próximo a vós, vos suplico de não obedecer-me. Obedecei ao que vos escrevo. Vivendo, vos escrevo que anseio morrer. Minha paixão humana foi crucificada e não existe em mim um fogo material. Uma água viva fala-me aqui dentro e me diz: “vem para o Pai”. Não me atraem o alimento da corrupção e os prazeres desta vida. Quero o pão de Deus, que é a carne de Jesus Cristo, da descendência de Davi, e como bebida o seu sangue, que é o amor incorruptível.

Escrevo segundo o Espírito de Deus

8. Não quero mais viver segundo os homens. Isso acontecerá se vós o quisestes. Desejai-o para que também vós possais ser queridos por ele. Peço-vos com poucas palavras: crede em mim. Jesus Cristo vos fará ver que eu falo sinceramente; Ele é a boca infalível com a qual o Pai verdadeiramente falou. Pedi por mim para que eu o alcance. Não escrevi segundo a carne, mas segundo o Espírito de Deus. Se sofro é porque me amastes, se sou recusado é porque me odiastes.

Despedida

9. Recordai-vos na vossa oração da Igreja da Síria, que no meu lugar tem Deus por pastor. Somente Jesus Cristo vigiará sobre ela e a vossa caridade. Eu me envergonho de ser contado entre seus membros, não sou digno dela porque sou o último deles, um aborto. Mas pela misericórdia sou alguém, se chego a Deus. Meu espírito vos saúda e a caridade das igrejas que me acolheram no nome de Jesus Cristo e não como um viajante. De fato, mesmo não se encontrando sobre o meu caminho fisicamente, me precederam de cidade em cidade.

10. Isso vos escrevo de Esmirna por meio dos beatíssimos efésios. Comigo, entre tantos, está Crocos, um nome muito caro a mim. Creio que vós conhecereis aqueles que me precederam da Síria até Roma, na glória de Deus. Comunicai-lhes que estou perto. Todos são dignos de Deus e de vós: convém que os conforteis em tudo. Eu vos escrevo nove dias antes das calendas de setembro. Sede fortes até o fim na espera de Jesus Cristo.