Didaqué

I

1. Dois são os caminhos, um da vida e um da morte, e a diferença é grande entre estes dois caminhos. 2. Ora, este é o caminho da vida: antes de tudo amarás Deus que te criou, depois o teu próximo como a ti mesmo; e tudo aquilo que não queres que seja feito a ti, também não o faças aos outros. 3. Eis, portanto, o ensinamento que deriva destas palavras: abençoa aqueles que te amaldiçoam e reza pelos teus inimigos; jejua por aqueles que te perseguem; por que qual mérito terás se amares aqueles que te amam? Porventura os gentios não fazem o mesmo? Tu, ao invés, ama aqueles que te odeiam e não tenhas inimigos. 4. Abstém-te dos desejos da carne. Se um te dá um bofetada sobre a face direita, oferece-lhe também a outra e serás perfeito; se um te obriga a acompanhá-lo uma milha, prossiga com ele duas. Se um leva o teu manto, dá-lhe também a túnica. Se um te toma o que é teu, não o peças de volta porque não tens a faculdade. 5. A qualquer um que te pede, dá sem pretender a restituição, porque o Pai quer que todos sejam participantes dos seus dons. Feliz aquele que dá segundo o mandamento, porque é irrepreensível. Esteja vigilante aquele que recebe, porque se um recebe por necessidade será sem culpa, mas se não tem necessidade deverá prestar conta do motivo e do fim pelo qual recebeu. Detido no cárcere, deverá responder pelas próprias ações e não será liberado até quando não tiver restituído até o último centavo. 6. E a este respeito também foi dito: Se molhe de suor a esmola nas tuas mãos, até que saibas para quem a estás dando.

II

1. Segundo preceito da doutrina: 2. Não matarás, não cometerás adultério, não corromperás menores, não fornicarás, não roubarás, não praticarás a magia, não usarás venenos, não matarás um embrião por aborto nem o matarás quando recém-nascido; não desejarás as coisas do teu próximo. 3. Não jurarás, não dirás falsa testemunha, não sejas maldizente, não guardes rancor. 4. Não tenhas duplo sentido no pensamentos, nem nas palavras, porque o duplo sentido no falar é uma armadilha de morte. 5. A tua palavra não será mentirosa nem vã, mas confirmada pelas ações. 6. Não sejas avarento, nem ávido, nem hipócrita, nem maligno, nem soberbo; não penses maus propósitos contra o teu próximo. 7. Não odeies homem algum, mas repreende uns; para outros, ao contrário, reza; outros os amarás mais do que tua alma.

III 1. Meu filho, foge de todo mal e de tudo que tem a sua aparência. 2. Não tenhas ira, porque a ira conduz ao homicídio, não sejas ciumento, nem litigioso, nem violento, 3. porque de todas estas coisas tem origem os homicídios. 4. Meu filho, não te abandones à concupiscência, porque essa conduz à fornicação; não faças discursos obscenos e não sejas sem modéstia nos olhares, porque de todas estas coisas tem origem o adultério. 5. Não tenhas auspícios do voo dos pássaros, porque isto conduz à idolatria; não tenhas encantamentos, não sejas dado à astrologia, nem a purificações supersticiosas e evita de querer ver e ouvir falar de coisas semelhantes, porque de todas essas coisas tem origem a idolatria. 6. Meu filho, não sejas mentiroso, porque a mentira conduz ao furto, nem ávido de riqueza, nem vanglorioso, porque de todas estas coisas tem origem os furtos. 7. Meu filho, não sejas murmurante, porque isto conduz à difamação, não sejas insolente, nem malévolo, porque destas coisas têm origem as difamações. 8. Sê, ao invés, manso, porque os mansos herdarão a terra. Sê magnânimo, misericordioso, sem malícia, pacífico, bom e sempre temeroso pelas palavras que escutares. 9. Não exaltes a ti mesmo, não infundas muita ousadia na tua essência, nem a tua essência se acompanhará com os soberbos, mas andará junto aos justos e aos humildes.

IV

1. Te recordarás noite e dia daquele que te prega as palavras de Deus e o honrarás como o Senhor, porque lá onde é pregada a (sua) soberania é o Senhor. 2. Procurarás, pois, todo dia a presença dos santos, para encontrar repouso nas suas palavras. 3. Não serás jamais causa de discórdia, mas procuras em vez disso levar paz entre os adversários. Julgarás segundo a justiça e não faças distinção de pessoas ao corrigir os irmãos. 4. Não estarás em dúvida se uma coisa acontecerá ou não. 5. Não aconteça que tenhas as mãos para receber e as aperte no dar. 6. De algo que o trabalho que tuas mãos possuem (alguma coisa), darás em expiação dos teus pecados. 7. Darás sem incerteza, e no dar não te lamentarás; conhecerás, de fato, quem é aquele que dá uma boa recompensa. 8. Não rechaces o necessitado, mas farás parte de cada coisa do teu irmão e não dirás que é coisa tua. De fato, se participastes em comum aos bens da imortalidade, quanto mais não deveis fazê-lo por aquele que cai? 9. Não retires a tua mão de cima do teu filho ou da tua filha, mas da terna idade ensina a eles o temor de Deus. 10. Ao teu servo e a tua serva que esperam no mesmo Deus, não darás ordens nos momentos de cólera, para que não perca o temor de Deus, que está sobre uns e outros. Porque ele não vem a chamar-nos segundo a dignidade das pessoas, mas vem àqueles que o Espírito preparou. 11. Mas vós, ó servos, sejais sujeitos aos vossos senhores como a uma imagem de Deus, com respeito e temor. 12. Odiarás toda hipocrisia e tudo aquilo que desagrada ao Senhor. 13. Não negligenciarás os preceitos do Senhor, mas guardarás aqueles que recebestes sem acrescentar ou tirar nada. 14. Na assembleia confessarás os teus pecados e não iniciarás jamais a tua oração em má consciência. Este é o caminho da vida.

V 1. O caminho da morte, ao contrário, é este: antes de tudo, esse é maligno e pleno de maldição: homicídios, adultérios, paixões, fornicações, roubos, idolatria, magias, feitiçarias, rapinas, falsos testemunhos, hipocrisias, coração com duplo sentido, fraudes, orgulho, maldades, arrogância, avareza, palavras obscenas, ciúmes, insolência, altivez, ostentação e falta de temor de Deus. 2. Perseguidores dos bons, odiadores da verdade, amantes da mentira, que não conheçam a recompensa da justiça, que não se atenham ao bem nem à justa causa, que são vigilantes não para o bem, mas para o mal; dos quais é longe a mansidão e a paciência, que amam a vanidade, que vão à procura da recompensa, não têm piedade do pobre, não sofrem com quem sofre, não reconhecem o seu criador, assassinos dos filhos, que suprimem com o aborto uma criatura de Deus, rechaçam o necessitado, oprimem os miseráveis, advogados dos ricos, juízes injustos dos pobres, plenos de todo pecado. Guardai-vos, ó filhos, de todas estas culpas.

VI

1. Fica atento para que ninguém te afaste do caminho da instrução, pois quem faz isso ensina coisas que não pertencem a Deus. 2. Serás perfeito se conseguires carregar todo o jugo do Senhor. Se isso não for possível, faz o que puderes. 3. A respeito da comida, observa o que puderes. Não comas nada do que é sacrificado aos ídolos, pois esse culto é destinado a deuses mortos.

VII

1. Quanto ao batismo, faz assim: depois de ditas todas essas coisas, batiza em água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 2. Se não tiveres água corrente, batiza em outra água. Se não puderes batizar com água fria, faz com água quente. 3. Na falta de uma ou outra, derrama água três vezes sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 4. Antes de batizar, tanto aquele que batiza como o batizando, bem como aqueles que puderem, devem observar o jejum. Tu deves ordenar ao batizando um jejum de um ou dois dias.

VIII

1. Os teus jejuns não devem coincidir com os dos hipócritas. Eles jejuam no segundo e no quinto dia da semana. Porém, tu deves jejuar no quarto dia e no dia da preparação. 2. Não rezes como os hipócritas, mas como o Senhor ordenou em seu Evangelho. Reza assim: "Pai nosso que estás no céu, santificado seja o vosso nome, venha o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai nossa dívida, assim como também perdoamos os nossos devedores e não nos deixes cair em tentação, mas livrai-nos do mal porque vosso é o poder e a glória para sempre". 3. Reza assim três vezes ao dia.

IX

1. Celebrarás a Eucaristia assim: 2. Diz primeiro sobre o cálice: "Nós vós agradecemos, Pai nosso, por causa da santa vinha do vosso servo David, que nos revelaste através do vosso servo Jesus. A vós, glória para sempre". 3. Depois diz sobre o pão partido: "Nós vos agradecemos, Pai nosso, por causa da vida e do conhecimento que nos revelaste através do teu servo Jesus. A ti, glória para sempre. 4. Da mesma forma como este pão partido havia sido semeado sobre as colinas e depois foi recolhido para se tornar um, assim também seja reunida a tua Igreja desde os confins da terra no teu Reino, porque teu é o poder e a glória, por Jesus Cristo, para sempre". 5. Que ninguém coma nem beba da Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor pois sobre isso o Senhor disse: "Não deem as coisas santas aos cães".

X

1. Após seres saciados, agradece assim: 2. "Nós vos agradecemos, Pai santo, por vosso santo nome que fizeste habitar em nossos corações e pelo conhecimento, pela fé e imortalidade que nos revelaste através do teu servo Jesus. A vós, glória para sempre. 3. Vós, Senhor onipotente, criastes todas as coisas por causa do vosso nome e destes aos homens o prazer do alimento e da bebida, para que te agradeçam. A nós, porém, destes uma comida e uma bebida espirituais e uma vida eterna através do teu servo. 4. Antes de tudo, vos agradecemos porque sois poderoso. A vós, glória para sempre. 5. Lembrai-vos, Senhor, da vossa Igreja, livrando-a de todo o mal e aperfeiçoando-a no vosso amor. Reuni dos quatro ventos esta Igreja santificada para o vosso Reino que lhe preparaste, porque vosso é o poder e a glória para sempre. 6. Que a vossa graça venha e este mundo passe. Hosana ao Deus de Davi. Venha quem é fiel, converta-se quem é infiel. Maranatha. Amém." 7. Deixe os profetas agradecerem à vontade.

XI

1. Se vier alguém a ti e ensinar tudo o que foi dito anteriormente, deve ser acolhido. 2. Mas se aquele que ensina é perverso e ensinar outra doutrina para te destruir, não lhe dê atenção. No entanto, se ele ensina para estabelecer a justiça e o conhecimento do Senhor, deves acolhê-lo como se fosse o Senhor. 3. Já quanto aos apóstolos e profetas, faz conforme o princípio do Evangelho. 4. Todo apóstolo que vem até ti deve ser recebido como o próprio Senhor. 5. Ele não deve ficar mais que um dia ou, se necessário, mais outro. Se ficar três dias, é um falso profeta. 6. Ao partir, o apóstolo não deve levar nada a não ser o pão necessário para chegar ao lugar onde deve parar. Se pedir dinheiro, é um falso profeta. 7. Não põe à prova nem julga um profeta que fala tudo sob inspiração, pois todo pecado será perdoado, mas esse não será perdoado. 8. Nem todo aquele que fala inspirado é profeta, a não ser que viva como o Senhor. É desse modo que reconhecerás o falso e o verdadeiro profeta. 9. Todo profeta que, sob inspiração, manda preparar a mesa não deve comer dela. Caso contrário, é um falso profeta. 10. Todo profeta que ensina a verdade, mas não pratica o que ensina, é um falso profeta. 11. Todo profeta comprovado e verdadeiro, que age pelo mistério terreno da Igreja, mas que não ensina a fazer como ele faz não deverá ser julgado por ti; ele será julgado por Deus. Assim fizeram também os antigos profetas. 12. Se alguém disser sob inspiração: "Dê-me dinheiro" ou qualquer outra coisa, não o escutes. Porém, se ele pedir para dar a outros necessitados, então ninguém o julgue.

XII

1. Acolhe todo aquele que vier em nome do Senhor. Depois, examina para conhecê-lo, pois tens discernimento para distinguir a esquerda da direita. 2. Se o hóspede estiver de passagem, dá-lhe ajuda no que puder. Entretanto, ele não deve permanecer contigo mais que dois ou três dias, se necessário. 3. Se quiser se estabelecer e tiver uma profissão, então que trabalhe para se sustentar. 4. Porém, se ele não tiver profissão, procede de acordo com a prudência, para que um cristão não viva ociosamente em seu meio. 5. Se ele não aceitar isso, trata-se de um comerciante de Cristo. Tem cuidado com essa gente!

XIII

1. Todo verdadeiro profeta que queira estabelecer-se em seu meio é digno do alimento. 2. Assim também o verdadeiro mestre é digno do seu alimento, como qualquer operário. 3. Assim, toma os primeiros frutos de todos os produtos da vinha e da eira, dos bois e das ovelhas, e dá-os aos profetas, pois são eles os seus sumos sacerdotes. 4. Porém, se não tiveres profetas, dá aos pobres. 5. Se fizeres pão, toma os primeiros e os dá conforme o preceito. 6. Da mesma maneira, ao abrires um recipiente de vinho ou óleo, toma a primeira parte e a dá aos profetas. 7. Toma uma parte de teu dinheiro, da tua roupa e de todas as tuas posses, conforme te parecer oportuno, e dá-os de acordo com o preceito.

XIV

1. Reuni-vos no dia do Senhor para partir o pão e agradecer após terdes confessado vossos pecados, para que o sacrifício seja puro. 2. Aquele que está brigado com seu companheiro não pode juntar-se antes de se reconciliar, para que o sacrifício oferecido não seja profanado. 3. Esse é o sacrifício do qual o Senhor disse: "Em todo lugar e em todo tempo, seja oferecido um sacrifício puro porque sou um grande rei - diz o Senhor - e o meu nome é admirável entre as nações".

XV

1. Escolhais bispos e diáconos dignos do Senhor. Eles devem ser homens mansos, desprendidos do dinheiro, verazes e provados, pois também exercem para vós o ministério dos profetas e dos mestres. 2. Não os desprezais porque eles têm a mesma dignidade que os profetas e os mestres. 3. Corrigi-vos uns aos outros, não com ódio, mas com paz, como tendes no Evangelho. E ninguém fale com uma pessoa que tenha ofendido o próximo; que essa pessoa não escute uma só palavra vossa até que tenha se arrependido. 4. Façais suas orações, esmolas e ações da forma que tens no Evangelho de nosso Senhor.

XVI 1. Vigiai sobre vossa vida. Não apagais as vossas chamas e não desamarreis os cintos das vossas cinturas, mas estejais preparados porque não sabeis a hora em que o nosso Senhor vem. 2. Vos reunireis frequentemente para procurar aquilo que é conveniente às vossas almas, porque não vos servirá todo o tempo da vossa fé se não sereis perfeitos no último instante. 3. De fato nos últimos dias se multiplicarão os falsos profetas e os corruptores, e as ovelhas se transformarão em lobos e o amor se transformará em ódio; 4. porque crescendo a iniquidade, os homens se odiarão uns aos outros, se perseguirão e se trairão e então o sedutor do mundo aparecerá como filho de Deus, e fará milagres e prodígios e a terra será entregue em suas mãos e cometerá iniquidade como jamais foram cometidas desde o começo do mundo. 5. E então a criatura humana andará à prova de fogo, e muitos serão escandalizados e perecerão. Mas aqueles que perseverarem firmes na fé serão salvos daquele juízo de maldição. 6. E então aparecerão os sinais da verdade: primeiro sinal a abertura no céu; depois, o sinal do toque da trombeta e em terceiro, a ressurreição dos mortos; 7. não de todos, porém como foi dito: "O Senhor virá e todos os santos com ele". Então o mundo verá o Senhor chegando sobre as nuvens do céu”.